PROJETOS

Apresentações da gincana cultural.


 Gincana Literária



 Foco: Literatura

Tema: Dia do livro

Disciplina: Língua Portuguesa

Professora: Gillaine Goulart.


·        A gincana cultural será realizada de 18 de abril a 11 de maio de 2012.

·        Cada turma será uma equipe juntamente com seu professor regente.
·        A equipe vencedora será premiada com um passeio.

·        O líder de cada equipe deverá entregar as tarefas na secretaria da escola até às 9:0h.

1- tarefa:

Todos sabem que no dia 18 de abril comemoramos o

 DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL.

Respondam a seguinte pergunta:
Por que essa foi a data escolhida para a comemoração?

Entrega: 24/04/2012.

Obs: entregar em folha tamanho ofício com letra legível ou digitado.

Tarefa realizada: 200 pontos


2- tarefa:

Entregar a Biografia de Monteiro Lobato, no máximo uma folha tamanho ofício, listando dez obras do autor no dia 25 de abril.

Tarefa realizada: 200 pontos

3- tarefa:

Um integrante da equipe deverá caracterizar-se como um personagem do sítio do pica-pau amarelo (sorteio), apresentando-se e descrevendo o personagem para as outras equipes no dia 27 de abril.

Tarefa: 1000 pontos


4- tarefa:

Pesquisar e confeccionar um painel com no mínimo cinco obras do autor Ziraldo.
Entrega: 04 de maio.

Tarefa realizada: 500 pontos



5- tarefa:
Entregar a Biografia de Mário Quintana, no máximo uma folha tamanho ofício, listando cinco obras do autor.
Entrega: 08 de maio.

Tarefa realizada: 300 pontos


6- tarefa:
Cada equipe deverá doar para a biblioteca da escola cinco livros(novos) de qualquer um dos autores pesquisados na gincana. (Monteiro Lobato, Ziraldo ou Mário Quintana). Entregar dia 09 de maio.

Tarefa realizada: 2000 pontos


7- tarefa:
Um integrante de cada equipe deverá apresentar (contar), para as outras equipes utilizando o multimídia uma história referente a um livro de um dos autores pesquisados: Monteiro Lobato, Ziraldo ou Mário Quintana. 
Entrega: 11 de maio.

Tarefa realizada: 1000 pontos

                                                              





  PROJETO


1- Data: 14 à 24/03/2011.

2- Dados de identificação:
 Professor: Gillaine Goulart
 Disciplina: Língua Portuguesa
 Série: 5ª à 8ª
 Outras disciplinas: interdisciplinar


3- Tema: Discriminação racial


4- Objetivos:
 - conhecer a lei nº 10.639;
 - entender o que é discriminação racial;
 - aprender que todos somos iguais.


5- Conteúdo:
 - lei nº 10.639;
 - texto- Histórico das lutas e conquistas afro-brasileiras.


6- Desenvolvimento:

 - Introduzir a lei nº 10.639 e o texto-histórico das lutas e conquistas afro-brasileiras;
 - Debater sobre o assunto;
 - Dividir a turma em grupos, cada grupo pesquisará sobre um assunto afro-brasileiro;
 - Pesquisar na internet sobre o assunto do grupo;
 - Confeccionar cartazes sobre o assunto;
 - Assistir a o filme- quase deuses;
 - Produzir um texto sobre o assunto;
 - Apresentar os trabalhos.


7- Recursos didáticos:
 - revista escola;
 - trabalho em grupo;
 - pesquisa em livros e internet;
 - filme, Quase Deuses

8- Avaliação:
  O projeto foi satisfatório, todos os alunos participaram e passaram a entender o que somos todos iguais.      
                          
















Análise de Práticas Pedagógica



Os trabalhos selecionados e analisados no Blog do portal do professor UCA foram: A Poesia e as Cores da autora Cláudia Vicari Zanatta de Porto Alegre/RS e A Língua Indígena e sua influência no Português do Brasil.

Os temas foram direcionados ao Ensino Fundamental inicial trabalhando os componentes curriculares Pluralidade Cultural e Língua Portuguesa abordando os temas espaço e gêneros discursivos.
Observamos que os planos de aula foram amplos e diversificados, utilizando-se de metodologias e recursos didáticos que trabalharam temas que provocam a curiosidade e interesses dos alunos relacionando os conhecimentos ao cotidiano.
Tais como,significado das cores,mitos gregos, arco-íris e poesia no primeiro plano e o significado de palavras do Português à sua origem indígena e discussões de estratégias de preservação ambiental,a partir do nome dos rios, animais e lugares em Tupi no segundo plano.

Concluímos que os planos de aula podem ser trabalhados de forma interdisciplinar pela riqueza de atividades propostas e possibilidades de conhecimentos adquiridos











E.E.E.F. Miguel Gustavo

Edital 2011 – Gincana da Festa Julina

Comissão Organizadora
Gillaine, Rosimélia, C.P.M. e
Conselho Escolar.


Data da festa: 09/07
Horário: Das 13:30 às 17h

Início da Gincana: 10/06/2011
Encerramento da Gincana: 09/07/2011

Premiações:
1º lugar: R$ 300,00
2º lugar: R$ 150,00
3º lugar: R$ 100,00

INSCRIÇÃO

–. As inscrições deverão ser realizadas na biblioteca da escola pelo professor ou líder da turma com o Nome da Equipe, após às 09:45 para o turno da manhã e após às 14:45 para o turno da tarde no dia 13 de junho. Só garante a inscrição, sem pontuação.
–. Cada equipe escolherá um Grito de Guerra que será apresentado nesta data no palco da escola.
–. Será confeccionado e escolhido em sala de aula o símbolo da Equipe.
–. As tarefas da gincana poderão ser entregues diariamente na biblioteca e a divulgação para a turma deverá ser feita pelo professor.

REGRAS DAS TAREFAS

–. As tarefas relâmpagos serão distribuídas pela comissão organizadora,aleatoriamente.
–. Os produtos deverão ser entregues nos seguintes horários: MANHÃ das 8:0  às 9:0  e TARDE das 13:05 às 14:05.
–. A equipe que vaiar outra nas apresentações transferirá a quantidade de pontos dessa tarefa para a equipe hostilizada.
–. O resultado da Gincana será divulgado no dia 13/07/2011.

REI E RAINHA DA FESTA

–. Todos poderão concorrer. Os que tiverem o maior número de rifas vendidas serão o REI e a RAINHA da Festa e ganharão prêmio surpresa. A turma que o REI e a RAINHA fizerem parte ganharão 5.000 pontos. A entrega das rifas deverá ser feita até o dia 08/07 às 15:30 e o sorteio da rifa será durante a festa do dia 09/07.E.E.E.F. MIGUEL GUSTAVO
Gincana Festa Julina 2011 – Período: 10/06 à 09/07
Tarefas:

13/06 – Entrega do nome das equipes. A entrega deverá ser feita pelo professor ou líder da turma, na biblioteca, após às 09:45 para o turno da manhã e após às 14:45 para o turno da tarde.
O grito de guerra deverá ser apresentado no palco por todos os alunos neste mesmo horário.(300 pontos)

15/06 – Entrega do símbolo da equipe, na biblioteca, a partir das 08:30 (300 pontos)

*As tarefas da gincana poderão ser entregues diariamente na biblioteca e a divulgação para a turma deverá ser feita pelo professor.

20/06 a 22/06 – Entrega dos cartazes para a divulgação na comunidade da Festa Julina. Dados a serem colocados: Dia (09 de julho), hora (a partir das 13:30), local (E.E.E.F. Miguel Gustavo) e atrações. Critérios: 1 cartolina, criatividade, letra legível, margem, ortografia correta. (400 pontos)

28/06 a 30/06 - Arrecadação para a farmacinha – bandaid  (3000 pontos a caixa com 35 unidades) – spray antisséptico incolor (5000 pontos o frasco).

14/06 ao 05/07 – entrega do material para reciclagem – latinhas (limpas e amassadas) (200 pontos a cada 25 latas).

27/06 a 07/07 – Entrega de bandeirinhas e correntes. Os alunos devem confeccionar bandeirinhas e correntes para enfeitar a escola ( deverão ser feitas com papéis coloridos e revistas, não será permitido a confecção com jornais). ( A cada 1mt de bandeirinhas e correntes 100 pontos)

13/06 à 07/07 – Nesse período será feita a construção do cofrinho que ficará na sala de aula na responsabilidade do(a) professor(a). Cada R$ 1,00 que a turma juntar, ganhará 20 pontos.
Neste período também deverá ser entregue garrafas PET cortadas com medida de altura de 9 cm, limpos para servirmos o pinhão.

09/07- Tortas e Salgados para a Festa Julina – neste dia receberemos as tortas no horário das 08:00 às 11:30.

09/07 – Apresentações artísticas- As turmas deverão se apresentar em duplas, tendo no mínimo 50% dos alunos de cada turma. (1000 pontos)

09/07- Apresentação de um professor ou funcionário da escola caracterizado no dia da festa representando a turma, podendo a pessoa marcar ponto somente para uma equipe. (500 pontos)

*As rifas para o Rei e Rainha da festa, deverão ser entregues até o dia 08/07, às 15:30. (5000 pontos para a turma do aluno vencedor)

Observação: as datas e os horários das tarefas deverão ser respeitadas, as tarefas que forem entregues fora da data ou do horário não serão pontuadas.
Alunos que quiserem desfilar caracterizados no dia da festa, deverão se inscrever na secretária até o dia 08/07/2011.
Aleatoriamente serão realizadas tarefas relâmpagos, em que deverão ser entregues nos horários e datas estipuladas.







 Projeto Bibliotecas Itinerantes

I – Informações gerais sobre o projeto:

Título: Bibliotecas Itinerantes
Instituição: Escola Estadual Vasco da Gama
Público Alvo: Ensino Fundamental
Período: Abril à Dezembro de 2018.
Data da elaboração: 07/03 à 31/03/18.
Coordenadora do projeto: Professora de Língua Portuguesa Gillaine Mariley Günther Goulart. e Equipe Diretiva da Escola.
Equipe realizadora: Professores da Escola


II – Objetivos:
     Geral
     Incentivar e estimular o prazer e o interesse pelo mundo da leitura, levando-os a perceberem as imensas possibilidades de um texto e tudo que nele está contido de conhecimento, sabedoria e informação.

Específicos:
- Promover e incentivar o gosto pela leitura e pelos estudos;
- Facilitar o acesso ao acervo literário da escola, as revistas e aos jornais locais;
- Proporcionar práticas de leitura numa perspectiva lúdica e interdisciplinar;


- Melhorar os resultados de aproveitamento do rendimento escolar;
- Diminuir a evasão e o analfabetismo funcional na escola;
- Estimular o raciocínio, a linguagem, a escrita e a atenção;
- Enriquecer a vivência, a convivência e a cidadania.


III – Desenvolvimento:
1ª etapa: Elaboração do Projeto e Preparação
  Preparação do carrinho da Leitura ( carrinho de supermercado ) com enfeites de personagens dos Clássicos da Literatura;
 Seleção dos materiais: livros, gibis, revistas, jornais locais, um caderno para registro de empréstimos;

2ª etapa: Motivação para o Desenvolvimento do Projeto
  Apresentação do vídeo: A menina que odiava livros – 8 minutos;
  Curta – A origem dos livros. (Flávio de Souza / escritor).

3ª etapa: Ações:
O projeto será desenvolvido multidisciplinar, sendo assim, todos professores podem interagir nas produções a serem desenvolvidas. Mas ficará de maior responsabilidade as atividades com a Professora de Língua Portuguesa dos 6º e 7º anos Gillaine Goulart as seguintes ações:
 - Produção de murais: “Li, gostei e recomendo”;
 - Leitura livre;
 - Interpretação oral;
 - Vídeos;
 - Reescrita de histórias;


 - Confecção de mini livro;
 - Produção de textos;
 - Parlendas;
 - Dobraduras;
 - Recortes e colagens;
 - Pinturas;
 - Ficha de leitura;
 - Sarau.

     As obras ficarão no carrinho, juntamente com o caderno de empréstimo, onde será anotado, pelo professor responsável, o nome da obra, o nome do autor, nome do aluno, a data que tomou emprestado e a data da devolução.

IV- Culminância:
  Sarau – Trimestral
  Será organizado um Sarau por Trimestre. Cada turma escolherá uma atividade que foi desenvolvida para apresentar , com a presença dos pais.

V- Resultado:
    A leitura como facilitadora do processo ensino e aprendizagem e como meio de melhorar os resultados de aproveitamento do rendimento escolar, a qualidade de vida das pessoas da comunidade e do meio em que vivem.
    Como afirma Harold Bloom: “Uma das funções da leitura é nos preparar para uma transformação, e a transformação final tem caráter universal” (2001).

   



                    
                                       Ficha de Leitura
      A Leitura desenvolve o bem estar mental, espiritual, físico, social e cultural. Transforma!
- Título do livro.

- Nome(s) do(s) autor(es).

- Nome(s) do(s) ilustrador(es), se houver.

- Ano de publicação.

- Edição.

- Editora.

- Onde se passa a história.

- Época que acontece.

- Os personagens principais.

- O tema central da obra.

- Escreva com suas palavras um pouco da história. (até 15 linhas) 

                             

                                          CARTAZ


                                  Os benefícios da leitura


- Desenvolve o repertório: ler é um ato valioso para o nosso
desenvolvimento pessoal e profissional. É uma forma de ter acesso às
informações e, com elas, buscar melhorias para você e para o mundo.
- Liga o senso crítico na tomada: livros, inclusive os romances, nos
ajudam a entender o mundo e nós mesmos.
- Amplia o nosso conhecimento geral: além de ser envolvente, a leitura
expande nossas referências e nossa capacidade de comunicação.
Aumenta o vocabulário: graças aos livros, descobrimos novas palavras e
novos usos para as que já conhecemos.
- Estimula a criatividade: ler é fundamental para soltar a imaginação. Por
meio dos livros, criamos lugares, personagens, histórias…
- Emociona e causa impacto: quem já se sentiu triste (ou feliz) ao fim de
um romance sabe o poder que um bom livro tem.
- Facilita a escrita: ler é um hábito que se reflete no domínio da escrita.
Ou seja, quem lê mais escreve melhor.
- Muda sua vida: quem lê desde cedo está muito mais preparado para os
estudos, para o trabalho e para a vida.

  • Acesse o link ⇓
A menina que odiava livros! 



https://www.youtube.com/watch?v=geQl2cZxR7Q


















Apresentações de trabalhos